19 de setembro de 2007

IEEE 802.15.4 e ZigBee

O IEEE 802.15.4 é um standard definido pelo IEEE para redes pessoais sem fios com baixa taxa de dados (LR-WPANs) e ênfase na longa duração das baterias. O standard define o MAC (Medium Access Layer) e a PHY (physical layer).

A especificação do MAC mostra como múltiplos rádios em operação na mesma área (PAN - personal area network) partilham o éter. A especificação da PHY define o espectro de rádio a operar a 2.4GHz (cerca de 250 kilobits/segundo) existindo também outras especificações para 915 e 868 MHz com taxas de dados mais baixas.

O ZigBee é construido no topo do 802.15.4 e define as upper layers (network e application) através da criação de perfis de aplicações: isto permite que o dispositivo A da companhia B possa comunicar com o dispositivo C da companhia D (viva a interoperabilidade).

Existe uma implementação aberta do IEEE 802.15.4 e ZigBee para quem estiver interessado em dar uma espreitadela por curiosidade ou quiça por querer contribuir (de notar que o protocol stack foi desenvolvido em Portugal).

Falta só um pequeno rastilho que permita a explosão do 802.15.4/ZigBee no mercado. É a tal killer application que todos procuram (o Bluetooth explodiu com os headsets). Se porventura tiveres alguma ideia dá uma apitadela ;)

Nenhum comentário: